Postado em sexta-feira, 22 de julho de 2011

Pista de Skate da prefeitura de Alfenas vira elefante branco

Inaugurada em março de 2009 a pista de skate “Saulo Davi da Silva”, localizada na avenida Jovino Fernandes Sales, virou um elefante branco


Da reportagem

Inaugurada em março de 2009 pela gestão do ex-prefeito Pompilio Canavez (PT) a pista de skate “Saulo Davi da Silva”, localizada na avenida Jovino Fernandes Sales, virou um elefante branco. O termo é utilizado na política para se referir a obras públicas sem utilidade.

Pequena, mal projetada e longe do centro, a pista de skate, que custou quase R$ 100 mil, é o retrato do desperdício de dinheiro público. Nenhum skatista ouvido pela reportagem usa o local, considerado por eles perigoso.

O projeto foi tão mal sucedido que até o então prefeito Pompilio Canavez, no dia da inauguração, prometeu reforma-la, ampliando o espaço e colocando cobertura no local. Não cumpriu.

Para o skatista Rodrigo César Monteiro, 18 anos, conhecido como “DJ Madruga”, praticar a modalidade esportiva na pista “é suicídio”. Segundo o atleta, os obstáculos são muito próximos um do outro o que torna as manobras perigosas. “Quem desce a rampa não tem tempo de desviar do corrimão”, explicou.

Consumo de Drogas

Para “DJ Madruga”, o local tornou-se ponto de consumo de drogas, mictório e “motel” a céu aberto. “O certo era ter construído uma pista mais próxima do centro”, reclama o atleta, lembrando que não há água para beber e, como não é coberta, “o atleta sofre debaixo do sol“.

“Quiseram colocar um campo de futebol dentro de uma sala”, dispara o skatista Wellington Pereira Meira, o “Saca Rolha”. Segundo ele, “não há condições de usar a pista”.

Como alternativa, os skatistas usam banco, escadas e muretas da Praça Getulio Vargas, mas nem sempre de forma pacífica: eles dizem que a prefeitura não permite que coloquem obstáculos na Praça e a Guarda Municipal já apreendeu os skates.

A reportagem do Alfenas Hoje esteve na pista de skate e o retrato é de abandono. O mato começa a tomar conta do local e o mal cheiro nos cantos indica que a área está virando banheiro público. Vestígios de consumo de crack, cacos de vidro e camisinhas usadas completam o cenário.

O prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) disse que a prefeitura irá adotar um novo conceito sobre o esporte. Segundo ele, a prefeitura pretende criar uma área para skatistas no centro. O local seria a Praça Emilio da Silveira, mas não há data para a implantação da nova pista.

Para Fábio Sôssur, mais conhecido como Fô, presidente da ASA (Associação dos Skatistas de Alfenas), a “decisão do prefeito é a mais correta”. Segundo Fô, o prefeito tem discutido a implantação da nova pista com a associação.

Pista "Saulo Davi da Silva"

O nome dado à pista de skate - “Saulo Davi da Silva” - é uma homenagem ao jovem morto em acidente na rodovia Fernão Dias no ano de 1990. O rapaz estava com 23 anos.

Segundo a família, Saulo era “apaixonado” por esportes e seguia a linha dos “Franciscanos” da Igreja Católica. O rapaz era morador do bairro Jardim Boa Esperança, onde a pista foi inaugurada. Se estivesse vivo, Saulo estaria completando 43 anos.

>> Leia mais sobre skate em Alfenas:

Prefeito inaugura pista de skate e já fala em reforma

Reunião entre prefeito e skatistas termina em ‘bate boca’

Praça Getúlio Vargas é palco de campeonato de skate



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo